A Copa Sul-Americana cujo nome oficial atual é CONMEBOL Sul-Americana,  é uma competição internacional de clubes de futebol da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL)

 

Neste ano, a única competição internacional que o Cruzeiro irá disputar é a Copa Sul-Americana. O primeiro desafio celeste será contra o Nacional, do Paraguai. Está será a sexta participação do maior de Minas no torneio continental, onde busca um melhor aproveitamento, diferentemente das cinco outras edições, onde o rendimento foi muito abaixo do esperado.

O Cruzeiro participou da Copa Sul-Americana nos anos de 2003,2004,2005, 2006 e 2007. No ano da Tríplice Coroa, por exemplo, aquele inesquecível time comandado por Vanderlei Luxemburgo sequer passou da fase pré-eliminar da Copa Sul-Americana, ficando para trás em um grupo que tinha Palmeiras e São Caetano.

A estreia foi contra o Palmeiras, fora de casa. A Raposa venceu a partida por 1×0, com gol do zagueiro Edu Dracena. O segundo e último jogo foi contra o São Caetano, no Mineirão. A partida terminou empatada em 1×1. Márcio Nobre marcou o gol dos cruzeirenses e Zé Carlos fez a alegria dos paulistas. Naquela ocasião, o São Caetano foi o líder do grupo e avançou para as próximas fases do torneio. O Cienciano (PER) foi o primeiro campeão da Copa Sul Americana, vencendo o River Plate na decisão.

Em 2004, o Cruzeiro conseguiu passar pelas preliminares brasileiras, eliminando o Goiás. No ano seguinte, em 2005 o Cruzeiro teve sua melhor participação na Sul Americana. O time chegou até as oitavas-de-final da competição. Na preliminar, a equipe cinco estrelas venceu o Juventude. Fora de casa. No Mineirão, o Juventude venceu por 1×0, com gol de Éderson, mas não foi suficiente para evitar a classificação do Cruzeiro.

Nas oitavas de final o Cruzeiro perdeu de 2×0 pro Vélez Sarsfield e no jogo da volta venceu por 2×1, resultado insuficiente para a classificação.

Em 2006 e em 2007, o Cruzeiro foi eliminado nas preliminares, deixamos a competição após uma derrota para o Santos por 1×0 fora de casa e uma vitória pelo mesmo placar no Mineirão. O Peixe venceu nos pênaltis por 4×3. O Cruzeiro foi eliminado pelo Goiás, vitória dos goianos por 2×0 no Serra Dourada e vitória do Cruzeiro por 1×0 no Mineirão.

DADOS E NÚMEROS DO CRUZEIRO NA COPA SUL AMERICANA

2003 – 17º colocado. Time: Gomes; Maicon, Cris, Edu Dracena, Leandro, Augusto Recife, Maldonado, Felipe Melo, Zinho, Alex Dias e Márcio Nobre. (Vanderlei Luxemburgo)

2004 – 15º colocado. Time: Artur; Alessandro, Marcelo Batatais, Gladstone, Sorín, Augusto Recife, Maldonado, Wendel, Sandro, Fred, Jussiê. (Marco Aurélio)

2005 – 12º colocado. Time: Fábio; Maurinho, Moisés, Marcelo Batatais, Leandro, Maldonado, Fabio Santos, Martinez, Kelly, Diego e Adriano Louzada. (PC Gusmão)

2006 – 23º colocado. Time: Fábio; Gabriel, Thiago Heleno, Gladstone, Júlio César, Fábio Santos, Élson, Martinez, Wagner, Geovanni e Carlinhos Bala. (Oswaldo de Oliveira)

2007 – 22º colocado. Time: Fábio; Jonathan, Emerson, Thiago Heleno, Fernandinho, Ramires, Charles, Wagner, Leandro Domingues, Alecsandro e Nenê. (Dorival Júnior)