A história do clássico é controversa até mesmo nos números. Os números de Atlético-MG e Cruzeiro em relação ao clássico são diferentes.

A maior goleada já existida no clássico mineiro foi o 6×1. Após um belo jogo da equipe celeste!

Já são DOIS anos de invencibilidade do maior de Minas sobre o rival Atlético-MG.

Domingo é dia de final, dia de guerra, dia de entrarmos com 12 jogadores em campo! A torcida irá apoiar até o último segundo, a rivalidade nunca se perde. Cruzeiro irá novamente enfrentar o seu maior freguês! Depois de um empate pelo primeiro jogo do estadual, o time precisa dá vitória. 10% de nossa torcida é considerado um Mineirão cheio de cruzeirenses apoiando e empurrando o time a vitória. Após dois anos de domínio mineiro, o Cruzeiro luta para conseguir a vitória, sair campeão e continuar a disparidade no ex-clássico!

Carta aberta aos jogadores do Cruzeiro

Guerreiros,

Imagino o quão difícil deve ser deixar a família em casa e encarar concentração, viagens, jogos desgastantes, pressão, vaias e cobranças intermináveis para que o clube que vocês defendem seja o campeão de tudo que disputar. Muitas vezes o lado humano acaba sendo deixado de lado nessa busca incessante por resultado.

O acidente com a Chapecoense deveria ter servido como um sinal de que devemos levar a vida com mais amor, esperança, compreensão e intensidade. Porém, é difícil exigir que milhões de pessoas pensem da mesma maneira e dosem suas emoções quando é seu time que entra em campo e ali apenas a vitória interessa.
Quero direcionar a cada um de vocês que, independentemente do resultado, se formos campeões ou não, entrem em campo pensando em suas famílias. Pensem no privilégio de defender um clube tão importante como o Cruzeiro, com oito milhões de torcedores apaixonados, capazes de carregar vocês no grito rumo à vitória.

Rafael, tantos anos você esperou calado, trabalhando forte em busca de uma chance. Ela apareceu e você agarrou com garra, se tornou um goleiro respeitado e hoje é um dos melhores do País. Você é Cruzeiro.

Ezequiel, ainda que tímido, dentro de campo mostra toda sua eficiência ao desamar, proteger nosso sistema defensivo e ser parte tão importante da engrenagem que nos permitiu chegar até aqui. Você é Cruzeiro.

Caicedo, vir para um País estrangeiro não é fácil. Nova cultura, adaptação a um estilo de jogo diferente do que você está acostumado, saudade da família. Mas você chegou aqui porquê foi eleito o melhor zagueiro do campeonato equatoriano, tem talento e ainda vai longe. Você é Cruzeiro.

Léo, tantos anos dedicados à camisa azul celeste. Você é um de nós, um privilegiado que pode defender as cores do time que ama. Sua resiliência permitiu que você fosse campeão, passasse por momentos críticos e superasse. Você é Cruzeiro.

Diogo Barbosa, confesso que desconfiei da sua capacidade quando te vi chegando. Franzino, tímido… É esse cara que vai assumir uma posição por onde passaram Neco, Nonato, Sorín? Como estava enganado. Sua garra, velocidade, determinação e assistências precisas mostram que os constantes elogios do Sorín não são mera diplomacia. Você é grande, agarre esse momento que ele é seu. Você é Cruzeiro.

Hudson, sua vontade de defender a camisa do Cruzeiro, de não desistir de nenhuma jogada, de nenhuma bola, mostra que você não é apenas um jogador comum, você é o pulmão desse time. É a faísca que ascende quando tudo parece estar perdido. Eu olho pra você e sinto que enquanto o juiz não apitar o fim do jogo, há esperança. Você é Cruzeiro.

Henrique, sua história dentro do Cruzeiro fala por si só. Atual capitão e líder, não aparece para torcida, mas, o que seria do time sem seus desarmes precisos e seus passes certeiros, não é mesmo? Exorcizou seus demônios de 2009 conquistando dois campeonatos brasileiros, seu nome está gravado no clube. Que tal construir mais uma página heroica e imortal? Você é Cruzeiro.

Rafinha, todo time precisa daquele jogador que não se importa em ser o protagonista, que luta pelo bem da equipe e está disposto até a sacrificar seu próprio futebol em pró das vitórias. Você é esse cara, seu altruísmo será recompensado. É um orgulho ter você no time. Você é Cruzeiro.

Thiago Neves, seria muita pretensão da minha parte falar de um jogador que desde o início da carreira nunca se escondeu e foi protagonista por onde passou. Você vem sendo muito importante, Thiago. Seja em bola parada, seja com a sua canhota mágica em suas cobranças de falta salvadoras. Que sua experiência de multicampeão seja uma ferramenta importante para liderar essa equipe rumo a mais um título. Você é Cruzeiro.

Arrascaeta, sua chegada ao Brasil não foi fácil, a adaptação foi difícil e você passou por cima de tudo isso. É difícil hoje olhar para o Cruzeiro e não imaginar você em campo com suas assistências e seus gols. Você não se tornou um dos principais jogadores da equipe a toa, isso foi fruto de muito trabalho e você merece esse título. Você é Cruzeiro.

Rafael Sobis, sou seu fã desde o seu surgimento no Internacional, acompanhei você brilhando nas duas finais de Libertadores que você conquistou. Uma frase sua me marcou em entrevista para o desimpedidos. Você disse que pilhou o vestiário do Tigres, seu antigo clube, para que conseguissem a vitória frente ao Inter. Aquelas vaias combinadas antes do jogo feriram seus sentimentos. Pense nisso quando estiver no vestiário e lembrar que o outro lado desdenha dizendo que ganharão de vocês na hora que vale alguma coisa. Faça isso mais uma vez, Sobis. Mostre toda sua liderança e vontade de vencer. Rasgue o estoque de camisas se for preciso, é nossa honra que está em jogo. Você é Cruzeiro.

Ainda temos tantas outras lideranças como o eterno capitão Fábio. É estranho te ver no banco, capitão. Mas sua representatividade transcende qualquer situação de momento. Use toda sua experiência para tranquilizar seu companheiro, você é mais um cara acostumado com decisão. Você é CRUZEIRO.

Coisas estranhas aconteceram durante esse campeonato. Manobras, tentativas de impedimento da nossa torcida no segundo jogo, mas tudo isso é um motivo a mais para vocês perceberem como o Cruzeiro é gigante. Não precisamos de auxílio externo. Nossa força vem de dentro. Vem da tranquilidade e cadência do Cabral, do coração do Lucas Romero, da genialidade de Robinho, da juventude de Alisson, Élber, Alex e Raniel. Da superação do Judivan e do Dedé, do recomeço de Mayke e Lucas Silva, da vitalidade do Manoel e da certeza de que para o Cruzeiro qualquer esforço vale. Pois por ele, somos capazes de tudo, sem pedir NADA em troca. Vocês são Cruzeiro.

Jogadores, atletas e seres humanos acima de tudo, vocês NÃO estarão sozinhos. Em todo canto de Minas Gerais e do Brasil, um cruzeirense estará gritando e chutando a bola junto com vocês, para longe da nossa área, fazendo vocês se levantar nos momentos de queda. Somos Cruzeiro, somos Palestra.
Joguem por nós, que cantaremos por vocês. Tenho orgulho de dizer do fundo do meu coração: Pelo Cruzeiro tudo, do Cruzeiro nada!

Saudações celestes.

Iron Luiz Milagres, torcedor do Cruzeiro Esporte Clube.